08/05/2009

† Convento


Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Convento Franciscano



Construídos pelos próprios frades no começo do século XX, o convento foi concluido primeiro, em 1900, tendo a igreja sido dedicada somente em 1902.

Está localizado em uma das principais avenidas da cidade, dividindo, junto da antiga Fábrica Peixe, ao lado, os bairros do Centro e do Prado. O lugar da contrução não poderia ter sido melhor escolhido, uma elavação que deu aspecto muito belo a Igreja e grande visibilidade, como se percebe nessas imagens.




São três os seus altares, em madeira, o altar-mor é dedicado a Imaculada Conceição em tamanha natural, ladeada por dois arcanjos. Nas laterais vê-se vitrais circulares no centro das janelas, ambos exaltando a glória de Maria, o do lado leste de dia e o do lado oeste a representa de noite. Também vê-se imagens de São Francisco de Assis, fundador da ordem, e de Santo Antônio.


O altar da nave leste é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, do lado esquedo, Santa Isabel de Portugal. O altar da nave oeste da Igreja é dedicado a São José, Padroeiro da Santa Igreja, ao lado da imagem tem-se a Sto Agostinho e São João Batista.



Entre as escadarias está a gruta de Nossa Senhora de Loudes
Na foto a seguir, vemos Frei Luciano Maciel, OFM, natural de Pesqueira, foi pároco e guardião do Convento por algumas décadas. Atualmente reside no Convendo da Rua do Imperador, Recife. No púlpito está Frei Damião, o conhecido capuchinho.

Última imagem,
Entardecer.


Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, 1960
Av. Carlos de Brito, 194 - Prado
Secretaria: (87) 3835.1001
Pároco:Frei Francisco Gonçalves de Souza
Posse: 12/02/2003
Vigário Paroquial:Frei Ricardo Ferreira dos Santos
Posse: 12/02/2003
Capelão do Hospital:Pe. Luís Carlos Fires Diniz
Convento Franciscano
Comunidades urbanas:Pedra Redonda, Baixa Grande.
Comunidades rurais: Roçadinho, Caldeirão, Mutuca, Pintada, Lagoa do Félix, Cachoeira, Camurongo, Cacimbão, Milho Branco, Beira Mar, Papagaio, Papagaio de Cima, Marimbas.

2 comentários:

  1. sou de pesqueira, nasci e me criei ate os 10 anos...morro de saudades!! o covento eu ia sempre...lembro que tinha medo do frei..rrsrrs santa doroteia era so para ricos!! a cidade era linda ..muito catolica!!! muita saudade.

    ResponderExcluir
  2. sou de pesqueira também, filha de luíz lopes da silva.. ele já morreu a alguns anos. Meus pais se separaram, minha mãe mudou-se de lá e nunca mais eu pude voltar pra aí, hoje tenho 40 anos e gostaria de reencontrar meus parentes de lá. Meu nome é Cintia Helena da silva. tenho uma irmã que ficou aí em pesqueira que eu ainda não conheci por ser filha apenas do meu pai. Meu tio que é irmão do meu pai tinha uma barraca de comida aí no antigo matadouro, o nome dele é augusto lopes se alguém tiver notícias sobre ele por favor entre em contato comigo pois sinto muita vontade de reve-los. aqui está meu facebook: https://www.facebook.com/cintiarhelena?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir