Outrora no final da aréa urbana, está hoje no limite do centro da cidade, na praça que leva o nome de proprietário da extinta fábrica, o Comendador José Didier, a Praça da Rosa. O velho prédio da Fábrica, ao lado da prefeitura,abriga, atualmente, lojas de produtos locais como renascença e doces caseiros, além de sediar a Academia Pesqueirense de Letras, o Museu da Indústria, o Detran, auditório e departamentos da administração pública municipal.
18/05/2009
Paço Municipal
08/05/2009
In Simplicitate Laboro
Chegava a Pesqueira, em 1919, um grupo de religiosas, vindas de Recife a convite de Dom José de Oliveria Lopes, primeiro bispo de Pesqueira, que muito bem conhecia a Congregação das Irmãs de Sta Dorotéia. Logo iniciaram seus trabalhos, guiadas pela Providência, educando um bom grupo de meninas. Acolhidas em casa particular, cedida por boa família, enfrentaram muitas dificudades, como a peste que assolou a cidade na década de 20, levando a falecer algumas irmãs, o que resultou no fechamento do colégio. Mas o serviço a Nosso Senhor não podia parar, este intervalo foi muito curto. Em 1927 inaugurava-se o predio definitivo do colégio graças a contribuição de bons cristãos. De todas as partes do interior do estado chegavam moças para ali bem se instruirem. Na década de 70 passou o colégio a admitir meninos. Ainda maior quantidade de alunos a ele recorria e assim foi por tanto tempo.
Escolheu Santa Paula para padroeira de sua congragação, Sta Dorotéia, Virgem e Mártir dos primeiros séculos do cristianismo que, destemidamente, assumiu O Caminho. Como sinal para os incrédulos, por meio de um anjo foi-lhe entregue flores e frutas, na árida Capadócia, no momento da sua decapitação. Somente no jardim do seu esposo, Nosso Senhor, é que encontramos vida, e vida em abundancia. Esta boa nova sempre foi constante na educação dos que passaram por este colégio.
da juventude e da infancia és guarida,
potente asilo para as almas acolherer.
És meu colegio uma imensa catedral,
grande oficina da virtude e do saber
És poderoso e magnifico arsenal,
onde com ardor nos preparamos pra vencer.
Estribilho
Salve o templo da virtude e da ciencia,
onde se busca a divina epopéia,
dessedentando a nossa inteligencia.
Colegio amado óh meu Santa Dorotéia
aqui se forjam as almas para a vida.
Mentes se ilustram de luz imortal,
cresce o amor a patria querida,
firmam-se planos de um grande ideal.
Cada missão é preçe é louvor,
a Santa Igreja, a Nosso Senhor.
Em ti se abrigam em vibrante a lacridade,
os nossos sonhos, as mais puras esperanças.
Em ti despertam em jovial realidade
os nossos lindos, lindos sonhos de criança.
Vasta seara de espigas lourejantes,
jardim mimoso de angelicas flourinhas,
adolescentes te buscamos palpitantes.
Nossa inocencia, nosso riso tu adivinhas.
Estribilho.
† Convento
Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Está localizado em uma das principais avenidas da cidade, dividindo, junto da antiga Fábrica Peixe, ao lado, os bairros do Centro e do Prado. O lugar da contrução não poderia ter sido melhor escolhido, uma elavação que deu aspecto muito belo a Igreja e grande visibilidade, como se percebe nessas imagens.
São três os seus altares, em madeira, o altar-mor é dedicado a Imaculada Conceição em tamanha natural, ladeada por dois arcanjos. Nas laterais vê-se vitrais circulares no centro das janelas, ambos exaltando a glória de Maria, o do lado leste de dia e o do lado oeste a representa de noite. Também vê-se imagens de São Francisco de Assis, fundador da ordem, e de Santo Antônio.